top of page

Nossos caminhos estão pavimentados...

Atualizado: 28 de set. de 2022

Quando pensamos em desenvolvimento de Santa Maria, é fundamental entender as nossas origens, pois herdamos rica cultura dos imigrantes, cheia de histórias que devemos entender e interpretar. Temos sinais reveladores que Santa Maria sempre será um polo de atração regional, alicerçada nas riquezas de nossa região. Por isso, observar as oportunidades com diligência e equidade para agirmos em prol do nosso desenvolvimento torna-se tarefa primordial para todos na cidade, sobretudo às lideranças e entidades engajadas no nosso progresso.

A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM tem como propósito primeiro “contribuir para atrair e reter investimentos sustentáveis, com geração de valor para o ecossistema local.” Agindo para estimular, valorizar, fortalecer e promover o empreendedorismo e a inovação, visando o nosso desenvolvimento regional.

Na atual gestão, estamos dando continuidade aos trabalhos bem realizados nas administrações anteriores, e propondo intensificar um modelo de gestão compartilhada com as demais entidades e pessoas físicas voluntárias na busca de incrementar o empreendedorismo voltado para a educação.

Mas como prioridade, estamos levantando dados atuais para formação de novos indicadores de nossa cidade, para que possamos realizar as análises e boletins informativos. Esse projeto proporcionará aos investidores locais e possíveis inversionistas externos uma qualificada informação, mais próxima da nossa realidade atual. É um trabalho coletivo, envolvendo a coordenação da ADESM, contando com levantamento de dados pela equipe do CRPC – Centro de Referência em Pesquisa Corporativa da FISMA e as Análises Críticas e Boletins pelos qualificados professores dos cursos de Economia da UFN e UFSM.

Nossa preocupação no momento também está na formação de novas lideranças e empreendedores, através da educação, desde a base escolar, através da Secretaria de Educação Municipal e da 8ª Coordenadoria Regional de Educação – 8ª CRE, com o apoio do MTC–Movimento Tratado Cidadão.

Desejamos potencializar a cultura de empreendedorismo dentro de nosso ecossistema. As Instituições de Ensino Superior, já têm em seus currículos o mesmo viés na preparação para o mercado de seus egressos, assim como as demais instituições de ensino médio. Portanto, esse é o caminho mais efetivo para que nossos jovens se tornem prósperos empreendedores, garantindo o crescimento sustentável e gerando riquezas para a região central do estado do Rio Grande do Sul.

O nosso ecossistema local já conta com mais de 80 startups. Temos ainda o Santa Maria Tecnoparque, consolidado como condomínio empresarial, dentro no Parque Industrial e Tecnológico, com 32 empresas residentes e 06 instituições, vocacionado à novos projetos de educação, pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias para a sociedade. Em andamento está nascendo o “Distrito Criativo Centro-Gare”, capitaneado pelo executivo municipal e tendo como objetivo estimular a economia criativa e a inovação, inserindo os meios social e econômico, resgatando o nosso centro histórico.

Já em 2023, teremos instalados dois novos Parques Tecnológicos em nossa cidade. O INOVATEC da UFSM, vocacionado à Agrotecnologia, Bioinsumos e Foodtech, e o ITEC Park UFN, da atual Universidade Católica de Direito Diocesano, voltado para a inovação através das pesquisas em Biotecnologia, Saúde e Educação.

Essas iniciativas, e de forma conjunta, transformarão Santa Maria no curto prazo, potencializando o desenvolvimento da região central.

Toda essa energia gerada pelas quatro hélices impulsionará o nosso desenvolvimento. E com a união de forças dentro de nosso ecossistema, fará a diferença nos próximos anos, onde seremos autossuficientes e sustentáveis em soluções tecnológicas.

Por isso acreditamos que o futuro desejável é possível, basta querer e agir. Individualmente somos capazes, e coletivamente seremos competentes. Ninguém fará nada sozinho, pois o futuro é colaborativo, precisando incluir para transcender.

“Nosso Ecossistema deve gerar mais e melhores oportunidades, proporcionando vantagens econômicas, com segurança e criando uma força gravitacional de talentos”.

Segundo Peter Drucker, “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.

Nossos caminhos estão pavimentados para que tenhamos uma região rica, forte e sustentável, aproveitando essa cultura desenvolvimentista de nossos antepassados.



Pedro Cezar Saccol Filho

Diretor Presidente da ADESM





168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page