TURISMO, COMÉRCIO E SERVIÇOS

Visão do Eixo:

Que Santa Maria seja reconhecida como destino turístico, e que os setores do Turismo, Comércio e Serviços alcancem 2,5% de participação no VAB de serviços do Estado.

Coordenação do Eixo:

Coordenador: Em breve

Estamos organizando o conteúdo de nosso novo site. Pedimos paciência até todas as informações serem inseridas.

Turismo, Comércio e Serviços em Santa Maria:

Santa Maria é município polo e tem na prestação de serviços, incluindo o comércio e o turismo, a sua principal fonte de geração de trabalho e renda. Em 2010, 81,32% do VAB no Município veio do setor de serviços, uma proporção bem superior à ocorrida no Estado (62,10%) e no Brasil (66,63%). Em termos relativos, o Município participa com 2,24% do VAB de serviços do Rio Grande do Sul e tem o 7º maior valor adicionado bruto do setor entre eles.

Conforme levantamento da Secretaria de Município de Turismo de Santa Maria, em 2012, o Município recebeu 200.000 turistas e registrou que 6.700 pessoas estão empregadas no setorm conforme o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro, de Turismo e Hospitalidade de Santa Maria (SECOHTUR). Entre os principais eventos e atrativos de Santa Maria estão: a FEISMA, a Feira da Economia Solidária, os shoppings centers, a arquitetura, a história e a arte dos templos religiosos, como as pinturas do interior da Catedral Metropolitana, obra do famoso artista italiano Aldo Locatteli, a Romaria da Medianeira, a Rota Turística e Gastronômica - Santa Maria/Silveira Martins, os museus Gama d'Eça e Vicente Palloti, onde é possível encontrar fragmentos fósseis de animais e plantas que viveram no período Triássico, as atividades artístico-culturais do Theatro Treze de Maio e o Museu Interativo de Astronomia, dentre outros.

Muito embora se descreva os aspectos turísticos de Santa Maria, entende-se que o desenvolvimento do setor deve ser percebido e trabalhado numa perspectiva regional. Nesse sentido, para se tornar competitivo, os atores regionais precisam fortalecer sua articulação, qualificando-a, e conjuntamente estruturar sua estratégia de posicionamento no mercado em níveis regional, estadual, nacional e internacional.

Embora o Município tenha vários atrativos e algumas ações em curso, precisa implementar os projetos do Plano Municipal do Turismo, consolidar o Calendários Anual de Eventos, qualificar a infraestrutura para receber eventos, ampliar a produção voltada para o turismo e a gestão empresarial e fomentar a abertura do comércio e supermercados nos finais de semana e feriados.

Este eixo estratégico foi construído a partir das contribuições dos voluntários do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo, Comércio e Serviços. A visão, os objetivos e as propostas foram definidos a partir da realização de 10 reuniões, com 48 voluntários, 113 presenças e 18 entidades participantes.

PED 2030

Plano Estratégico de Desenvolvimento para 2030

O PED 2030 é um documento com mais de 100 páginas com propostas para o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região até 2030. Esse documento é o resultado do trabalho realizado pelo movimento Santa Maria Que Queremos, o qual contou com a participação de mais de mil voluntários.

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