INDÚSTRIA

Visão do Eixo:

Que a indústria de santa maria seja reconhecida pela utilização de processos ambientalmente sustentáveis e alcance 1,5% de participação no VAB Industrial do Estado.

Coordenação do Eixo:

Coordenador: Em breve

Estamos organizando o conteúdo de nosso novo site. Pedimos paciência até todas as informações serem inseridas.

Indústria em Santa Maria:

A indústria de Santa Maria é formada por, aproximadamente, 100 segmentos e 572 unidades de produção, sendo 25 delas localizadas atualmente no Parque Tecnológico Industrial de Santa Maria. Mesmo sendo diversificada, a indústria local contribuiu com uma menor proporção na formação do VAB do Município do que a indústria do Rio Grande do Sul e do Brasil, as quais em 2010 foram, respectivamente, 16,11%, 29,21% e 28,07%. Além disso, participa com 0,94% do VAB da Indústria do Estado e ocupa a 20ª posição entre seus municípios.

O município tem um Parque Tecnológico Industrial com 329 hectares e empresas de vários setores instaladas: metalmecânico, automotivo, eletroeletrônico, bebidas e alimentos, produtos químicos, construção civil, moveleiro, entre outros. Entretanto, a infraestrutura do Distrito Industrial ainda está incompleta e necessita de investimentos para torná-lo atrativo e competitivo. A participação de Santa Maria nas exportações do Rio Grande do Sul é pouco expressiva, já que corresponde a 0,16% do que o Estado exportou em 2010.

O município abriga 19 organizações militares do Exército Brasileiro e uma Base Aérea (BASM) com quatro esquadrões de aviação, entre eles, o primeiro Esquadrão do Brasil a operar Aeronave Remotamente Pilotada/Veículo Aéreo não Tripulável (ARP/VANT). Santa Maria possui o segundo maior efetivo militar do País e concentra a maior frota de veículos blindados, sendo reconhecida como a Capital Nacional do Blindados. Pela concentração militar e localização estratégica, Santa Maria está consolidando um Polo Tecnológico e de Defesa.

A formação técnica local favorece a expansão da indústria, aumenta a produtividade e a competitividade das empresas. Em Santa Maria existem mais de 2800 alunos frequentando 22 cursos técnicos, os quais possuem 158 professores.

A Região Central do Estado, liderada pelo Município de Santa Maria, possui reconhecimento dos órgãos públicos de fomento estadual e nacional, por ser sede e, recentemente, ter obtido o enquadramento de um Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico (APL Metal Centro), que atualmente integra cerca de 30 empresas do setor num projeto comum e convergente para o gancho de competitividade.

Apesar das potencialidades, o Município tem vários desafios a serem enfrentados, para fazer a indústria crescer sem degradar o meio ambiente. Alguns deles são: formar e qualificar a mão de obra para atender a demanda do setor industrial, disponibilizar informações e tornar a legislação relacionada ao setor de fácil aplicação, fomentar a organização de redes de empresas e a organizações de APLs, ampliar o mercado externo e consolidar Santa Maria como Polo Industrial e Tecnológico de Defesa.

Este eixo estratégico foi construído a partir das contribuições dos voluntários do Grupo de Trabalho (GT) da Indústria. A visão, os objetivos e as propostas foram definidas a partir da realização de 9 reuniões, com 46 voluntários, 118 presenças e 16 entidades participantes.

PED 2030

Plano Estratégico de Desenvolvimento para 2030

O PED 2030 é um documento com mais de 100 páginas com propostas para o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região até 2030. Esse documento é o resultado do trabalho realizado pelo movimento Santa Maria Que Queremos, o qual contou com a participação de mais de mil voluntários.

RECEBA AS NOVIDADES
FALE COM A ADESM
comunicacao@adesm.org.br
(55) 3220-0363
Av. Pedro Cezar Saccol, 555, sala 19.
Parque Industrial Tecnológico, Santa Maria - RS.
CEP 97030-440.
  • Facebook da Adesm
  • Instagram da Adesm
  • YouTube - Círculo Branco
  • Linkedin - Adesm