MOBILIDADE URBANA

Visão do Eixo:

Que Santa Maria tenha um sistema viário e de transporte público sustentável, que permita aos usuários se deslocarem com segurança e agilidade.

Coordenação do Eixo:

Coordenador: Em breve

Estamos organizando o conteúdo de nosso novo site. Pedimos paciência até todas as informações serem inseridas.

Educação em Santa Maria:

Segundo a Secretaria de Município de Mobilidade urbana (SMu), em 2012, a cidade possuía 35 pontos de táxi e 211 automóveis, 241 pontos de moto táxi e 269 motos, 368 veículos para o transporte escolar e 228 veículos para o transporte coletivo de passageiros, transportando, em média, 2.206.977 passageiros/mês. Segundo dados do IBGE (2013), nesse mesmo ano, o número de veículos em Santa Maria chegou a 129.765, sendo na maioria automóveis (79.531).

 

A quantidade de veículos vem crescendo rapidamente, pois, de 2010 para 2012, aumentou 14,80%. o número de automóveis cresceu, no mesmo período, 13,69% e o de caminhonete 22,39% o crescimento da frota e outros problemas relacionados ao comportamento dos motoristas no trânsito têm levado a população a fazer uma avaliação negativa sobre o trânsito na cidade. na pesquisa de 2010, publicada pelo DETRAn­RS, quando os entrevistados deram notas de 0 a 10 para várias questões sobre o trânsito na cidade, Santa Maria teve nota 4,9, sendo a média do Estado de 5,3. Além disso, 38,1% afirmaram que não se sentem seguros em dirigir na cidade e 94,6% consideram os motoristas da cidade imprudentes. Entre as principais imprudências, destacaram o uso do celular enquanto dirige (89,8%) e passar o sinal vermelho (83,7%). os entrevistados citaram como ações para reduzir a imprudência maior fiscalização (65,3%) e mais rigor na obtenção das carteiras (55,1%). 

Em relação ao deslocamento da população no Município de Santa Maria, segundo o relatório de diagnóstico do Plano Diretor de Mobilidade urbana (PMDu, 2013), os principais modos são: veículos privados (com 47,2% do total), deslocamentos a pé (27,2%) e transporte coletivo (24,7%). A soma dessas três modalidades é igual a 99,1%.

Este eixo estratégico foi construído a partir das contribuições dos voluntários que participaram dos Grupos de Trabalho (GT) de Mobilidade urbana e Rodovias. A visão, os objetivos e as propostas foram definidos a partir da realização de 13 reuniões, com 98 
 voluntários, 191 presenças e 29 entidades participantes
no total.

PED 2030

Plano Estratégico de Desenvolvimento para 2030

O PED 2030 é um documento com mais de 100 páginas com propostas para o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região até 2030. Esse documento é o resultado do trabalho realizado pelo movimento Santa Maria Que Queremos, o qual contou com a participação de mais de mil voluntários.

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