CONHEÇA SANTA MARIA

Uma cidade que reúne vantagens geográficas, econômicas e sociais e onde o conhecimento e a qualidade de vida fazem a diferença.

O Rio Grande do Sul é um dos mais belos e prósperos estados do Brasil, com mais de 10,6 milhões de habitantes e alto Índice de Desenvolvimento Humano.

No centro do Estado, existe um lugar especial, que reúne um pouco de tudo o que o Rio Grande tem de melhor: paisagens exuberantes, construções centenárias, uma população formada por diferentes culturas, riquezas históricas e alto nível de qualidade de vida.

Com uma população de quase 300 mil habitantes, Santa Maria é um Município dinâmico e cosmopolita, com muitas vantagens para empresas que buscam alternativas de crescimento, novos mercados e oportunidades.

O município oferece um ambiente favorável, acolhedor e inovador, com localização privilegiada, mão de obra qualificada em todas as áreas e conceituadas redes de ensino técnico e superior.

Santa Maria é também uma cidade com muitas áreas verdes, ar puro, espaços para esportes e uma infraestrutura de comércio, serviços e lazer comparável a dos grandes centros do Brasil.

Localização estratégica

Distante 290 quilômetros de Porto Alegre, capital do Estado, Santa Maria está no centro geográfico do Rio Grande do Sul e oferece facilidades para o escoamento de produtos para toda a  Região Sul do Brasil e para os países da América Latina.

QUALIDADE

DE VIDA

A 45ª CIDADE

EM QUALIDADE DE VIDA ENTRE OS MAIS DE 5.560 MUNICÍPIOS BRASILEIROS.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Maria supera a taxa do Estado do Rio Grande do Sul, com um dos melhores indicadores de alfabetização da América Latina e uma das menores taxas de mortalidade infantil do País. Reserva, também, boas condições de segurança, saneamento básico e saúde. Registra taxa de 100% de cobertura de serviços de coleta de lixo na cidade e índice equivalente a zero de poluição.

Além de ser um ótimo lugar para se investir, Santa Maria é também uma das melhores cidades para se viver. O Município une a beleza natural exuberante de suas paisagens a um dos melhores índices de qualidade de vida do Brasil.

SAÚDE

A qualidade, excelência e variedade de serviços prestados na área de saúde fazem de Santa Maria uma referência para toda a região Sul do Brasil. São aproximadamente 1.100 profissionais médicos atuando na cidade, em todas as especialidades. Oito hospitais garantem o atendimento em todas as áreas. O sistema de atendimento conta, ainda, com 41 unidades básicas, cinco pronto socorros para alta complexidade e onze pronto-atendimentos. O Município também opera com ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Santa Maria conta com  mais de 1.200 leitos, atendendo todas as especialidades clínicas e cirúrgicas, com destaque para a cirurgia cardíaca. Existem várias clínicas com equipamentos de última geração.

EDUCAÇÃO

O Município possui lugar destacado no setor educacional nacional e internacional. Além de 7 instituições de ensino superior, as redes Municipal, Estadual e Privada também oferecem formação de qualidade.  Ao todo, mais de três mil professores e cerca de 50 mil alunos compõem o quadro das séries iniciais e ensinos fundamental e médio em Santa Maria, que possuiu 39 escolas estaduais e 80 instituições na rede municipal. Os 13 colégios privados também são referência de ensino no Brasil, inclusive com aulas de robótica. A cidade possui ainda escola bilíngue em inglês e dois Colégios Militares.

SEGURANÇA

Santa Maria é uma das cidades do Brasil que mais se destaca pelos serviços prestados na área de segurança pública, apresentando baixos índices de criminalidade. Sedia o maior efetivo da Brigada Militar do interior do Estado, Polícia Civil e Polícia Federal. O município dispõe de Guarda Municipal e Central de Vídeo Monitoramento. Também é referência nas questões relacionadas à segurança nacional. Abriga 19 organizações militares do Exército Brasileiro e uma Base Aérea com quatro esquadrões de aviação, entre eles, o primeiro Esquadrão do Brasil a operar Aeronave Remotamente Controlada (ARC/VANT). Santa Maria possui um dos maiores efetivos militares do País e concentra a maior frota de veículos blindados, sendo reconhecida como a Capital Nacional dos Blindados.

COMÉRCIO E SERVIÇOS

Em pesquisa publicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2011, Santa Maria ocupa a 28ª posição no ranking nacional de moradores pertencentes à classe A (14,32%). Por isso, também desponta como uma das três cidades do Rio Grande do Sul com maior potencial de consumo. Estes indicadores elevam a qualidade dos produtos e serviços ofertados à população, nos mais variados segmentos.

Além do comércio forte e variado, a cidade oferece ao público quatro shoppings com mix de lojas, serviços e praças de alimentação.

POLO REGIONAL E REPRESENTAÇÕES FEDERAIS

Santa Maria é centro de referência em serviços para 36 municípios da Região Central do Estado, influenciando mais de um milhão de pessoas. O município sedia representações dos principais órgãos federais, como a Receita Federal, Polícia Federal, Ministério da Agricultura, ANVISA, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Nacional da Seguridade Social, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Justiça Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e Advocacia Geral da União (AGU).

CULTURA E GRANDES EVENTOS

Conhecida como Cidade Cultura, Santa Maria é um centro irradiador de arte, teatro, dança e música. Incluem-se na cena cultural da cidade Museus de Artes e Temáticos, salas de espetáculos, cinemas e o palco maior: o Theatro Treze de Maio, construído em 1890. Santa Maria possui sua Orquestra Sinfônica, reconhecida e requisitada para apresentações e recitais no Brasil e exterior.

Santa Maria é cenário de grandes eventos nacionais e internacionais. A Tertúlia Musical Nativista, o Festival Internacional de Balonismo, Copa de Hipismo, Copa Santa Maria (Open de Tênis Internacional), Vôlei de Praia, Enduro, Mountain Bike, Jogos Universitários Gaúchos e outros Esportes com a temática voltada à preservação da natureza se somam à maior manifestação cultural do Brasil, o Carnaval.

A cidade também sedia, anualmente, o Mercocycle, que reúne milhares de pessoas de diversos países da América Latina e Europa. O futebol também está presente com dois clubes profissionais e a realização do Campeonato Brasileiro Sub-20, reunindo os principais clubes do Brasil.

A literatura ganha espaço todos os anos com a realização da Feira do Livro, considerada a maior do interior do Rio Grande do Sul. O Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria reúne consagrados artistas nacionais e internacionais da música erudita no clima e cenário europeus que circundam a cidade. O Santa Maria em Dança e o Santa Maria Vídeo e Cinema também são manifestações culturais consagradas no âmbito artístico nacional.

Festival Internacional de Balonismo
Vila Belga, patrimônio cultural de Santa Maria.

TURISMO

As potencialidades turísticas de Santa Maria são extremamente relevantes e estão relacionadas ao patrimônio histórico, especialmente, o ligado à rede ferroviária, às instituições militares, educacionais e religiosas; à diversidade étnico-cultural; à gastronomia; à paleontologia e às belezas naturais do entorno do município. Os eventos de negócios, religiosos e os segmentados são relevantes fatores de atração de visitantes.

Em relação aos aspectos naturais, Santa Maria e a Região Central do Rio Grande Sul são privilegiadas. A Região possui uma paisagem singular, revelada pela silhueta dos morros, montanhas e vales. A riqueza hídrica dá origem às quedas d’água, e, também, a diversos balneários. Mas é no solo que está a maior de todas suas riquezas: formações fossilíferas do período Triássico que podem ajudar a contar a evolução da vida na terra.

A cidade ainda possui uma oferta gastronômica e de entretenimento diversificada e de qualidade, com inúmeros restaurantes, bares e casas noturnas temáticas. Por suas potencialidades, a tendência é qualificá-la como um destino turístico competitivo em mercados locais, regionais e internacionais.

LAZER E RECRAÇÃO

Santa Maria conta com uma grande rede de clubes e entidades sociais, com eventos programados o ano inteiro e atividades voltadas para diversas áreas de lazer e recreação. Piscinas, dezenas de quadras de tênis, vôlei, futebol, ginásios para a prática de várias modalidades esportivas, um dos maiores Parques Temáticos da América do Sul, com praia artificial, e um campo de golfe localizado a apenas 15 km do centro da cidade.

Sede Campestre do Clube Recreativo Dores

CIDADE DO CONHECIMENTO

Terceira cidade do Brasil com maior número de mestres e doutores per capita.

INSTITUIÇÕES

Santa Maria é reconhecida nacionalmente por seu Ensino Superior. Além da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, a cidade possui muitas outras Instituições de Ensino Superior como a UFN, IFFar, ULBRA, FAMES, FAPAS, FISMA, FADISMA. Essas e outras instituições conferem ao município o status de Cidade da Educação.

MAIS DE 35 MIL UNIVERSITÁRIOS

São cerca de 35 mil estudantes universitários em mais de 350 cursos de graduação e pós-graduação. Santa Maria também é a terceira cidade do Brasil com maior número de mestres e doutores per capita.

Laboratório de Análise de Sementes (LAS) da UFSM

PESQUISA E INOVAÇÃO

A cidade conta com Design House, que produziu o primeiro microcontrolador nacional, três Incubadoras Tecnológicas, Estação Experimental da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO, Centro de Inovação e moderno Parque Tecnológico, o Santa Maria Tecnoparque.

Nas Instituições de Ensino Superior, são mais de 280 laboratórios, com destaque para as áreas da saúde, química, bioquímica toxicológica, rural e tecnológica, além de aproximadamente 470 grupos de pesquisa que possuem parcerias com diversas empresas do Brasil e do Exterior. Santa Maria é a primeira cidade do Brasil a oferecer um curso de Mestrado em Nanociências, sediado na Universidade Franciscana (UFN).

SANTA MARIA TECNOPARQUE

Com sede no Distrito Industrial, parceria da Prefeitura Municipal, UFSM, UFN, ULBRA, CACISM, AJESM e SEPRORGS, o objetivo do Santa Maria Tecnoparque é dinamizar a aproximação entre universidades, empresas e governo, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável.

 

Atualmente o Santa Maria Tecnoparque conta com 30 empresas residentes e 7 instituições. São mais de 1.000 m² de área construída, um auditório com capacidade para 100 pessoas, além de salas de reuniões e laboratórios altamente equipados.

Laboratório de Informática do Santa Maria Tecnoparque
RECEBA AS NOVIDADES
FALE COM A ADESM
comunicacao@adesm.org.br
(55) 3220-0363
Av. Pedro Cezar Saccol, 555, sala 19.
Parque Industrial Tecnológico, Santa Maria - RS.
CEP 97030-440.
  • Facebook da Adesm
  • Instagram da Adesm
  • YouTube - Círculo Branco
  • Linkedin - Adesm