AEROPORTO CIVIL E PLATAFORMA LOGÍSTICA

Visão do Eixo:

Que Santa Maria tenha um aeroporto com capacidade para atender a demanda regional e possua uma plataforma logística.

Coordenação do Eixo:

Coordenador: Em breve

Estamos organizando o conteúdo de nosso novo site. Pedimos paciência até todas as informações serem inseridas.

Aeroporto e Logística em Santa Maria:

Santa Maria possui um aeroporto militar cujo terminal está sendo concedido pelo Ministério da Defesa, para sua operação e manutenção, por meio de um Termo de Cooperação com prazo de 20 anos. Na última década, a falta de voos civis regulares tem sido um fator que dificulta o desenvolvimento local e regional. Espera­-se que essa fragilidade esteja superada com a recente implementação da linha aérea que liga Santa Maria à Porto Alegre e com a perspectiva de outra linha, ligando o município ao centro do país. Entretanto, existe um consenso entre as lideranças municipais e regionais, da necessidade de se projetar e viabilizar, a médio e longo prazo, um aeroporto civil regional, aproveitando as oportunidades das políticas nacionais de incentivo ao setor.

 

O Município não possui um porto seco ou uma plataforma logística mesmo estando localizado no centro geográfico do Rio Grande do Sul e próximo dos países do Mercosul. Sua implantação pode se tornar uma referência estratégica para as empresas que necessitam concentrar e fracionar suas cargas, de forma a evitar a circulação de veículos pesados para o recolhimento e a distribuição de mercadorias, na Região Central. Essas instalações são especializadas para as atividades logísticas, gerando sinergias e economia de escala, o que aumenta a competitividade dos usuários. Para o Município, geram emprego e renda.

Embora Santa Maria seja um entroncamento ferroviário, a passagem da Ferrovia norte – Sul pelo Município pode contribuir para o crescimento econômico da região e favorecer a implantação da plataforma logística e de outros empreendimentos.

Este eixo estratégico foi construído a partir das contribuições dos voluntários que participaram dos Grupos de Trabalho (GTs) Aeroporto Civil e Plataforma Logística. Realizou­se apenas 2  reuniões, pois as negociações e tratativas passaram a ser coordenadas pela Prefeitura Municipal e pela CACISM. A visão, os objetivos e as propostas foram definidos a partir da participação de 24 voluntários, 29 presenças e 13 entidades participantes.

PED 2030

Plano Estratégico de Desenvolvimento para 2030

O PED 2030 é um documento com mais de 100 páginas com propostas para o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região até 2030. Esse documento é o resultado do trabalho realizado pelo movimento Santa Maria Que Queremos, o qual contou com a participação de mais de mil voluntários.

RECEBA AS NOVIDADES
FALE COM A ADESM
comunicacao@adesm.org.br
(55) 3220-0363
Av. Pedro Cezar Saccol, 555, sala 19.
Parque Industrial Tecnológico, Santa Maria - RS.
CEP 97030-440.
  • Facebook da Adesm
  • Instagram da Adesm
  • YouTube - Círculo Branco
  • Linkedin - Adesm