SAÚDE

Visão do Eixo:

Que Santa Maria seja o principal Polo na Área de Saúde do interior do Rio Grande do Sul, contribuindo para a melhor qualidade de vida da população da Região Central do Estado.

Coordenação do Eixo:

Coordenador: Fulana de Tal

Estamos organizando o conteúdo de nosso novo site. Pedimos paciência até todas as informações serem inseridas.

Saúde em Santa Maria:

A saúde é reconhecida como um direito humano fundamental e um dos mais importantes recursos para o desenvolvimento sustentável, e proporciona alcançar uma das mais importantes dimensões para a qualidade de vida. Este tema relaciona­-se com um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que, com equilíbrio, podem resultar em sociedades mais saudáveis. Para qualificar essas condições, são necessárias mudanças nos padrões econômicos e sociais, desenvolvendo planejamento de políticas públicas e ações que busquem esses objetivos.

 

Como principais propostas estabelecidas, destacam-se a busca de maior disponibilidade de leitos hospitalares, aperfeiçoamento dos profissionais e parcerias com instituições afins. Buscando atender a visão estabelecida neste eixo, o Município deve manter o equilíbrio em vários fatores nos resultados apresentados pelo IDESE Saúde, que estão abaixo da colocação geral. Para atender essas expectativas, várias ações deverão ser encaminhadas aos gestores da área de saúde, visando um alinhamento estratégico dos objetivos.

O IDESE Saúde teve variações durante os anos analisados. Nesse período, o índice passou de 0,828, em 1999, para 0,845, em 2009. Analisando sobre o viés da classificação geral dos municípios do Rio Grande do Sul, identifica-­se que está havendo uma tendência de queda de posição, haja vista que, em 1991, a posição era 223º e, em 2009, 346º.

Atualmente, o Município de Santa Maria possui um total de 8.410 profissionais que prestam serviços na área saúde. os dados, que foram fornecidos pelos conselhos regionais de cada profissão, são apresentados em comparação aos números referentes ao Estado do Rio Grande do Sul.

Este eixo estratégico foi construído a partir das contribuições dos voluntários do Fórum Temático de Saúde. A visão, os objetivos e as propostas foram definidos a partir da realização de 6 reuniões, com 40 voluntários, 81 presenças e 11 entidades participantes.

PED 2030

Plano Estratégico de Desenvolvimento para 2030

O PED 2030 é um documento com mais de 100 páginas com propostas para o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região até 2030. Esse documento é o resultado do trabalho realizado pelo movimento Santa Maria Que Queremos, o qual contou com a participação de mais de mil voluntários.

RECEBA AS NOVIDADES
FALE COM A ADESM
comunicacao@adesm.org.br
(55) 3220-0363
Av. Pedro Cezar Saccol, 555, sala 19.
Parque Industrial Tecnológico, Santa Maria - RS.
CEP 97030-440.
  • Facebook da Adesm
  • Instagram da Adesm
  • YouTube - Círculo Branco
  • Linkedin - Adesm