top of page

AGRONEGÓCIO

Visão do Eixo:

Que os produtores rurais do Município de Santa Maria tenham qualidade de vida, produzam com a tecnologia mais adequada ao seu ambiente e de modo sustentável, bem como em quantidade suficiente para atender a demanda local e exportar para outras regiões e países.

Coordenação do Eixo:

perfil-de-avatar-de-homem-no-icone-redon

Coordenador: Em breve

Estamos organizando o conteúdo de nosso novo site. Pedimos paciência até todas as informações serem inseridas.

Agronegócio em Santa Maria:

      O conceito de agronegócio é abrangente e representa "a soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles" (DAVIS, 1957). Nesse texto, prioriza-se a evolução das principais culturas temporárias, dos principais rebanhos e dos produtos de origem animal.

​

      A produção agropecuária tem baixa participação na economia de Santa Maria, uma vez que o setor contribuiu com apenas 2,57% do Valor Adicionado Bruto (VAB), em 2010. No Estado, o VAB da agropecuária chega a 8,69% e, no Brasil, a 5,30%. Em relação à totalidade de municípios do Estado, o Município tem o 37ª VAB da agropecuária. Entre os dez municípios com maior população no Estado, Santa Maria participa com, aproximadamente, 0,50% do VAB da Agropecuária.

​

      As principais culturas temporárias (arroz, soja e milho) do Município apresentam resultados altamente positivos, no período de 2000 a 2011, pois a quantidade produzida de soja cresceu 300%, a de milho, 64,71% e a de arroz, 62,91%. No Estado e no Brasil, nos mesmos anos, a expansão da produção de soja cresceu, respectivamente, 34,98% e 75,50%; a de milho, -28,45% e 7,57%, e a de arroz, 21,98% e -22,93%.

​

     Entretanto, os principais rebanhos do Município apresentam resultados negativos quanto ao crescimento do efetivo de animais e do produto de origem animal. Enquanto o rebanho bovino cresceu 6,85%, no Estado, de 2000 para 2011, no Município, diminuiu 8,26%. O mesmo aconteceu com o número de cabeças de suínos, que aumentou 37,36%, no Rio Grande do Sul, mas teve uma redução de 49,83% em Santa Maria. Um resultado semelhante se verifica no efetivo de galos, frangas, frangos e pintos, pois o Município a redução foi de 46,99% contra o crescimento de 40,50% no Estado. Por outro lado, o rebanho ovino caiu tanto no Estado quanto no Município, respectivamente, 16,88% e 19,04%.

​

       Em relação aos produtos de origem animal (leite, ovos de galinha, mel de abelha e lã), os resultados também chamam a atenção pela redução continuada ao longo do tempo. Enquanto no Rio Grande do Sul a produção de leite cresceu 84,56% de 2000 para 2011, em Santa Maria, caiu 34,70%. O mesmo vem ocorrendo com os demais produtos: ovos de galinha (-48,85%), mel de abelha (-19,14%) e lã (-17,32%). Nesse mesmo período, a produção, no Estado, de ovos de galinha cresceu 21,23% e a de mel de abelha, 20,12%, mas a produção de lã apresentou queda de 13,27%.

 

      Para Santa Maria continuar crescendo economicamente, deve fazer um esforço a fim de expandir o agronegócio como um todo, não apenas a produção de grãos, o que já vem ocorrendo, mas também os rebanhos, a produção de origem animal, os hortifrutigranjeiros e flores, além de agregar valor aos produtos locais.

agronegocio 2.jpg

   No entanto, para atingir esses objetivos, várias ações deverão ser realizadas nos distritos do Município, como melhorar a infraestrutura para o desenvolvimento humano e a produção, articular a atuação conjunta da assistência técnica e promover a participação dos produtores junto a nosso Mercado Público.

      Este eixo estratégico foi construído a partir das contribuições dos voluntários do Grupo de Trabalho (GT) de Agronegócio. A visão, os objetivos e as propostas foram definidos a partir da realização de 10 reuniões, com 50 voluntários, 119 presenças e 27 entidades participantes.

PED 2030

Plano Estratégico de Desenvolvimento para 2030

O PED 2030 é um documento com mais de 100 páginas com propostas para o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região até 2030. Esse documento é o resultado do trabalho realizado pelo movimento Santa Maria Que Queremos, o qual contou com a participação de mais de mil voluntários.

bottom of page