MUSEU ABERTO DE
ARTE URBANA DE SANTA MARIA
A ARTE NA RUA
Santa Maria passou por uma acelerada urbanização nas últimas décadas, mas aquilo que deveria ser um avanço também trouxe inúmeros problemas para nossa cidade, como a pichação, depredação do patrimônio público e outras formas de vandalismos em nossas ruas.
Boa parte desse comportamento pode ter sido agravado por uma falta de políticas públicas voltadas para a valorização dos espaços públicos e do incentivo a arte e a cultura nas ruas. Trazer essa valorização dos espaços públicos através da arte, como o grafite e outros tipos de muralismos, tem trazido bons resultados em diversos lugares do mundo como: Medellín, Los Angeles, Berlim e São Paulo.
O MUSEU
Nossa proposta é criar um Museu a céu aberto. Um espaço público, gratuito e aberto a todos, onde a valorização da arte se estende pelas ruas de Santa Maria. Inicialmente nosso Museu será implementado nos pilares de sustentação de nossos viadutos da BR-287.
O projeto está recebendo a curadoria de Braziliano, reconhecido ilustrador e grafiteiro de Santa Maria. Ele é o responsável pela escolha e avaliação das obras que irão compor nosso Museu Aberto de Arte Urbana.
Ao final do projeto, uma série-documentária será lançada contando sobre o processo de produção das obras, além da história por trás do museu e de seus artistas. Também esperamos mostrar os impactos que nosso Museu irá trazer para nossa cidade, além do depoimento de diversos artistas, produtores culturais e de seus visitantes.
Já está comprovado que o comportamento das pessoas está diretamente ligado ao seu ambiente. Isso ficou muito claro em Las Palomitas, comunidade no México que foi completamente pintada por artistas de ruas impactando diretamente para a diminuição da violência dentro da comunidade.
A urbanização através das cores tem sido utilizada por muitos governos e instituições com o intuito de promover o turismo em determinado lugar. Um dos casos mais conhecidos foi o do Castelo de Kelburn, na Escócia, que trouxe um aumento significativo no turismo de sua cidade devido a uma pintura realizada por artistas brasileiros em sua fachada.