SANEAMENTO

Visão do Eixo:

Que Santa Maria seja o melhor município do RS, com mais de 100 mil habitantes, em indicadores de saneamento.

Coordenação do Eixo:

Coordenador: Em breve

Estamos organizando o conteúdo de nosso novo site. Pedimos paciência até todas as informações serem inseridas.

Saneamento em Santa Maria:

O saneamento básico engloba várias ações relacionadas ao abastecimento de água, à coleta de lixo, ao manejo de resíduos sólidos, à captação de esgoto e ao seu tratamento, ao manejo da água pluvial, à limpeza urbana e ao controle de pragas. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) de 2009, publicado pela Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Hauser (FEE), Santa Maria ocupa a 6ª posição no ranking geral do saneamento básico do Rio Grande do Sul, com o índice de 0,726 (médio desenvolvimento), mas é o 3º entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, atrás de Caxias do Sul (1º) e Porto Alegre (2º). Embora Santa Maria esteja bem posicionada no ranking do IDESE Saneamento e Domicílios, a Tabela 15 mostra que, desde 2003, o Município permanece na mesma colocação no ranking.

 

Na Pesquisa nacional por Amostra de Domicílios (PnAD 2011), o Brasil tem 62,6% dos domicílios com água, esgoto em rede coletora geral ou pluvial e lixo coletado, simultaneamente. na Região Sul, o percentual é de 66,8%, e, no Rio Grande do Sul, é de 70,2%.  na PnAD 2012, o percentual de domicílios com abastecimento de água, no Brasil, é de 85,4%, a coleta de lixo chega a 88,8% do total de domicílios, mas o esgotamento sanitário em rede coletora fica em 63,2%. 

Comparando os dados sobre água e esgoto do Sistema nacional de Informações sobre Saneamento (SnIS) de 2011 com informações fornecidas pelos prestadores de serviços, para os dez municípios com maior população no Rio Grande do Sul, foi cantatado que o índice de atendimento da população com rede de água em Santa Maria é de 94,9% da população, sendo 98,6% da população urbana. no entanto, quando a questão é esgoto, o índice de atendimento com rede cai para 47,8%, no meio urbano, sendo que todo o esgoto coletado é tratado.

Este eixo estratégico foi construído a partir das contribuições dos voluntários que participaram dos Grupos de Trabalho (GTs) de Saneamento. A visão, os objetivos e as propostas foram definidas a partir da realização de 16 reuniões, com 55 voluntários, 191 presenças e 23 entidades participantes.

PED 2030

Plano Estratégico de Desenvolvimento para 2030

O PED 2030 é um documento com mais de 100 páginas com propostas para o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região até 2030. Esse documento é o resultado do trabalho realizado pelo movimento Santa Maria Que Queremos, o qual contou com a participação de mais de mil voluntários.

RECEBA AS NOVIDADES
FALE COM A ADESM
comunicacao@adesm.org.br
(55) 3220-0363
Av. Pedro Cezar Saccol, 555, sala 19.
Parque Industrial Tecnológico, Santa Maria - RS.
CEP 97030-440.
  • Facebook da Adesm
  • Instagram da Adesm
  • YouTube - Círculo Branco
  • Linkedin - Adesm