• Lucas Costa

Santa Maria em Abu Dhabi: 10º Fórum Urbano Mundial

Em meio aos arranha-céus e uma cidade totalmente iluminada e brilhante durante a noite aconteceu o 10º Fórum Urbano Mundial. Abu Dhabi foi a cidade escolhida para receber a décima edição do WUF (World Urban Forum) em 2020. Conhecer os Emirados Árabes é uma experiência única e muito enriquecedora, ainda mais quando se tem a oportunidade de participar de um evento tão grande quanto esse. A Adesm esteve no país árabe para prestigiar o evento que aconteceu entre os dias 8 e 13 de fevereiro.

Foram 5 dias de muitas palestras, experiências e troca de ideias. Estiveram presentes no Fórum outras equipes do Brasil. Tivemos a oportunidade de conhecer e compartilhar nossos projetos com os governos de São Paulo e Alagoas, além do Governo Federal. Outras Agências de Desenvolvimento brasileiras também contaram presença no evento, como a de Brasília, que apresentou suas iniciativas em um dos dias para o público presente.

Foram mais de 200 expositores, entre governos de outros países, empresas, fundações e outros projetos e instituições. Além da feira, aconteceram muitas rodas de conversa, no total mais de 150. Era impossível acompanhar tudo que acontecia durante o evento e foi preciso montar um cronograma para fazer valer o tempo. Uma das roda de conversas que participamos foi "Mecanismos de Engajamento para Stakeholders", um bate-papo sobre como engajar parceiros, empresas e pessoas em projetos de desenvolvimento. Nessa roda tivemos a oportunidade de conversar com professores, prefeitos e membros de instituições de todos os cantos do mundo e pudemos perceber que nosso projeto Protagonistas do Futuro está totalmente integrado as práticas utilizados por diversos outros governos e instituições. A colaboração é o segredo para desenvolver as cidades.



O 10º Fórum Urbano Mundial teve como tema Cidades de Oportunidades: Conectando Cultura e Inovação. E está totalmente alinhado com o que a Adesm busca para nossa cidade. Esse evento nos trouxe diversos insights, também mostrou que estamos no caminho certo e apontou algumas diretrizes a serem seguidas nos próximos anos. Esperamos poder aplicar o que foi aprendido durante esse tempo que passamos com as maiores mentes da urbanização do mundo e levar desenvolvimento para nossa querida cidade.


O próximo WUF acontecerá em 2022, na Polônia, e esperamos participar de mais uma edição desse evento que, sem sombra de dúvidas, está contribuindo para a criação de um novo mundo.

133 visualizações
RECEBA AS NOVIDADES
FALE COM A ADESM
comunicacao@adesm.org.br
(55) 3220-0363
Av. Pedro Cezar Saccol, 555, sala 19.
Parque Industrial Tecnológico, Santa Maria - RS.
CEP 97030-440.
  • Facebook da Adesm
  • Instagram da Adesm
  • YouTube - Círculo Branco
  • Linkedin - Adesm