top of page

Mas afinal, o que faz uma Agência de Desenvolvimento?

Existem muitas Agências de Desenvolvimento pelo mundo. Algumas com atuação nacional e outras de atuação internacional. Muitas dessas agências são financiadas por empresas ou Governos. Entretanto a captação e administração de recursos externos permite que as Agências de Desenvolvimento desenvolvam seus projetos sem depender de seus recursos internos.

 

A grande maioria das Agências de Desenvolvimento, assim como a ADESM, são instituições privadas sem fins-lucrativos que buscam promover o desenvolvimento de uma determinada região. As Agências Internacionais, por exemplo, buscam promover o desenvolvimento não apenas de seu país, mas também de regiões estratégicas, como a Enabel, da Bélgica, que atua em países como Palestina, Bolívia, Senegal e outros. No Brasil, as Agências de Desenvolvimento atuam normalmente em sua própria cidade e região, como a Agência Paraná de Desenvolvimento e a Agência de Desenvolvimento Regional do Leste Paulista e Sul de Minas.

Outra maneira de segmentar uma agência de desenvolvimento é pelo seu ramo de atuação. Algumas agências como a National Primary Health Care Development Agency (Nigéria), atua para o desenvolvimento do Cuidado Primário em Saúde. Antes de colaborar com uma Agência de Desenvolvimento, você deve identificar qual é sua área de atuação, e em qual segmento a Agência atua.


A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria busca promover o desenvolvimento sustentável de Santa Maria. Todas os objetivos de nossa Agência estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis para 2030 da ONU, as chamadas ODS. Nossa Agência atua em diversos segmentos da sociedade, desde Educação, Saúde, Segurança, Cultura, Gestão Pública, Meio Ambiente e outros.


A Adesm busca promover o desenvolvimento sustentável de Santa Maria através da articulação de propostas e iniciativas junto a empresas, instituições, universidades e setor público. Além disso, nossa agência também trabalha com execução de projetos de impacto. Atualmente a Adesm está desenvolvendo 4 projetos: 'Protagonistas do Futuro', 'Semente do Bem', 'Museu Aberto de Arte Urbana' e 'Eu, Robô'. Todas as informações sobre nossos projetos se encontram disponíveis em nosso site.


Nossa Agência é financiada por seus associados, enquanto que nossos projetos são financiados, em grande parte, por recursos externos captados em Editais e chamadas de outros Fundos como BNDS, Lei de Incentivo a Cultura e outras instituições. Entretanto é possível colaborar com nossa agência de diversas maneiras, não apenas financeiramente. Todos os nossos projetos são desenvolvidos junto a nossa rede de parceiros formada por empresas, associações e voluntários.


A Adesm acredita que o verdadeiro desenvolvimento só é possível através da colaboração de diversos agentes em prol de um mesmo propósito. É por esse motivo que nossos projetos são pensados de maneira colaborativa e tem como intuito abrir um espaço para a participação social. Gostaria de colaborar com a Adesm? Entre em contato conosco e saiba como contribuir.

857 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page