top of page

Hub logístico: Adesm recebe secretário de Desenvolvimento Econômico do RS

Adesm recebeu secretário de Desenvolvimento do Estado para tratar do Hub Logístico
Adesm recebeu secretário de Desenvolvimento do Estado para tratar do Hub Logístico

A Adesm recebeu, em Santa Maria, na manhã desta sexta-feira (1), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo. Em pauta, o projeto da agência em transformar a Região Central no grande polo logístico do estado. 


A reunião foi realizada na sede da VW Pampeiro e reuniu lideranças de outras entidades representativas do setor produtivo, além do deputado federal Afonso Hamm (PP) e do prof. Fernando Pires Barbosa, um dos responsáveis pelo estudo de viabilidade realizado pela Universidade Federal de Santa Maria desde o início de 2025.


O encontro foi marcado após a interiorização do Rota Fiergs, evento realizado em Santa Maria na última quinta-feira (31), que reuniu lideranças políticas e empresariais não só da região como também do estado para tratar dos desafios da indústria. Na oportunidade, a Adesm apresentou de forma breve uma prévia do estudo de viabilidade de implantação de um hub logístico em Santa Maria.


Durante a reunião desta sexta-feira, o projeto pôde ser apresentado com mais detalhes e esclarecendo dúvidas do secretário Ernani Polo e do deputado Afonso Hamm. O objetivo é obter apoio institucional do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e também da Invest-RS, além de apoio em esfera nacional, através de possíveis recursos parlamentares.


“Desde antes da constituição do Mercosul já havia uma concepção da nossa posição estratégica e que propiciava aqui ser esse encontro de integração logística do estado. Infelizmente, a lógica de desenvolvimento mudou e nós não conseguimos, a partir daí, ter mais nenhuma atualização nos nossos modais logísticos. Nós praticamente paramos nos anos 90”, disse o superintendente da agência, Evandro Behr, enquanto explicava ao secretário a importância desse projeto para a Região Central do estado.


“É uma vocação que nós tínhamos e que nos foi negada: a capacidade de gerenciar nossa própria riqueza. E é este projeto que apresentamos hoje aos senhores. Essa visão de o quanto Santa Maria e a Região Central tem o potencial de realmente trazer uma solução logística para a cadeia e vantagem competitiva pra quem investe no Rio Grande do Sul”, finaliza Behr.


A avaliação do encontro por parte da Adesm foi positiva. De acordo com o presidente da agência, Pedro Saccol, tanto o secretário quanto o deputado ficaram impressionados com os dados apresentados e o potencial de crescimento econômico não só para a região, mas para todo o estado a partir deste projeto: “É um projeto do qual todos os segmentos da sociedade estão se apropriando. E isso é muito importante na hora de conquistar apoios. A qualidade do projeto dá segurança aos que ainda não fazem parte do contexto e tem poder de decisão”, explica. 


Falando em toda a sociedade ter se apropriado do projeto, além do presidente e superintendente da Adesm, participaram da reunião também os diretores Rossana Boeira e Eduardo Biacchi, e ainda o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa; o presidente do SIMMMAE, Júlio Kirshhoff; e a presidente da CDL, Elizabeth Flores. Texto: Guilherme Bicca Fotos: Julia Grillo


 
 
 

Comentários


bottom of page