top of page

Adesm e ONU-Habitat lançam projeto em comunidades de Santa Maria.

Desde outubro de 2019 a Adesm tem recebido apoio institucional da ONU-Habitat no projeto Protagonistas do Futuro. Trata-se de uma iniciativa que busca promover o espírito de cidadania nas comunidades mais vulneráveis de Santa Maria. O projeto é totalmente colaborativo e está sendo realizado junto às associações de comunidades. Todas as ações que serão realizadas durante o ano foram pensadas pelos próprios moradores das comunidades através de oficias de Design Thinking ministradas pela Doutoranda Patrícia Hartmann da UFRGS.


Nesse último dia 29 foi realizado o primeiro evento comunitário, que aconteceu na Praça Estado de Israel, no bairro Salgado Filho. Ao todo mais de 300 pessoas compareceram ao evento que contou com cama elástica, partidas de futebol, algodão doce, shows e cinema. Tudo gratuito para a comunidade. Vale ressaltar que todo evento foi realizado de maneira colaborativa e sem custo algum. A proposta das associações é realizar um evento comunitário por mês até o final do ano.

Agora a proposta do projeto é implementar Hortas Comunitárias e oferecer capacitações para os moradores, empreendedores e associações das comunidades. O intuito é gerar renda e desenvolvimento para as comunidades mais vulneráveis. Outra proposta sugerida pelos moradores foi a feira do bairro, que já está sendo planejada e deverá começar a acontecer ainda nesse primeiro semestre.


O Protagonistas do Futuro é um projeto que tem como base a colaboração e qualquer pessoa pode contribuir para seu sucesso, seja através de doações ou voluntariado. Também poderão participar do projeto pessoas que queiram ministrar capacitações durante o ano. Já estão confirmados cursos de inteligência financeira, empreendedorismo, moda e gestão de projetos. Caso queira saber mais sobre o projeto pode entrar em contato diretamente com o gestor do projeto através do WhatsApp (55) 9 9150-1489.

141 visualizações0 comentário
bottom of page