top of page

As iniciativas de Santa Maria para frear o Coronavírus

Atualizado: 25 de mar. de 2020

Temos visto nos últimos dias uma rápida evolução da pandemia do Coronavírus. Durante as primeiras semanas, enquanto a doença estava apenas na China, as pessoas não sabiam que estavam prestes a viver uma das maiores crises de saúde do mundo moderno. Depois da crise na Europa, chegou a vez do Brasil enfrentar essa pandemia.

No Brasil, os casos confirmados da doença já passam da casa de centenas de pessoas infectadas (19/03) e tendem a aumentar. Precisamos mais do que nunca colaborar para prevenir que a contaminação seja freada em nossa cidade. Sem nenhum caso confirmado da doença, Santa Maria está bem preparada para enfrentar o surto. As medidas tomadas por nossa Prefeitura e as iniciativas que estão sendo tomadas por nosso sistema público de saúde devem contribuir para um "achatamento da curva" para frear a disseminação do vírus e evitar uma crise no sistema de saúde. Entretanto, para que possamos sair dessa com poucas percas será preciso a colaboração de todos. Recentemente a Desinservice, empresa de desinsetização de Santa Maria, trabalhou voluntariamente para higienizar o centro de nossa cidade e as proximidades do Hospital de Caridade.


Entre as medidas tomadas em nossa cidade está o Gabinete de Crise, formado por infectologistas, hospitais e pessoas de representatividade, o qual estão discutindo as medidas que deverão ser tomadas dentro dos próximos dias. A Prefeitura também já tomou algumas medidas para frear a crise do Coronavírus como a suspensão dos atendimentos externos em qualquer setor não relacionado a saúde, a redução da jornada de trabalho dos servidores públicos do setor administrativo e um cuidado especial com os servidores com mais de 60 anos de idade. Além disso, a partir de sábado, 21 de março, todas os estabelecimentos comerciais deverão ser fechados para atendimento ao público, segundo Decreto publicado no site da Prefeitura. O decreto é válido até que o surto do covid-19 tenha acabado.

Além disso, as Universidades e todas as escolas, públicas e privadas, estão com as aulas suspensas até nova ordem, com o intuito de diminuir a circulação de pessoas nesse período inicial da chegada do vírus. Segundo especialistas, quanto antes essas medidas forem tomadas, menores são os impactos dessa pandemia no país (ou cidade). Também podemos ressaltar que o Governo do Estado e Federal também já tomaram algumas medidas para conter a disseminação do Coronavírus pelo país.


Caso qualquer pessoa tenha alguma dúvida sobre o coronavírus ou apresente algum sintoma da covid-19, a UFSM criou o "Disque Covid", uma central de atendimento por telefone formada por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade, o horário de funcionamento é das 07h às 19h pelos telefones (55) 3220-8500 e (55) 3213-1800. Outra iniciativa foi a criação do Lauduz, uma associação sem fins lucrativos, constituída de forma emergencial (organizada em menos de 24h) pela iniciativa privada de Santa Maria. Composta por empresários, profissionais liberais e profissionais da saúde, unindo esforços para reduzir os impactos do vírus em nossa cidade. As equipes da Lauduz prestarão atendimento on-line aos pacientes suspeitos através de plataforma digital, visando assim reduzir as aglomerações nos hospitais e organizar as demandas médicas para estas instituições. É saúde pública, gratuita com investimento privado, é união, é superação.


Nesse momento precisamos apenas da colaboração de todos para que permaneçam em suas casa e tenham todas aqueles cuidados de higiene mencionados diariamente em nossos jornais e nas redes sociais. Esperamos que esse momento de isolamento sirva também para refletirmos sobre nossa interdependência como sociedade e o impacto que as atitudes individuais propiciam ao todo. Torcemos para as coisas voltem ao normal em algumas semanas e que estejamos junto para recomeçar nossas vidas com uma nova perspectiva sobre o que é ser parte da humanidade.


3.640 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page