top of page

Adesm lança movimento em parceria com a ONU-Habitat

Atualizado: 7 de nov. de 2019

Todos que conhecem e visitam Santa Maria acabam ficam maravilhado com nossas pessoas, nossa cultura e nossa atmosfera. Nossa cidade tem algo muito especial para oferecer para as pessoas, uma cidade de interior com espírito de grande cidade. Nos últimos anos passamos por muitas transformações e acontecimentos históricos, e desde então nossa cidade vem tentando mostrar para o mundo que no interior do Rio Grande do Sul existe um lugar maravilhoso, onde as pessoas podem se encontrar, sorrir e se divertir.

Os últimos anos trouxe para Santa Maria uma urbanização intensa devido a diversos fatores, como nossa localização estratégica no estado, universidades, um comércio diverso, boa infraestrutura e qualidade de vida. Entretanto essa rápida urbanização traz consigo alguns problemas como falta de saneamento básico, violência e segregação. Esses são os problemas que assolam todas as grandes cidades do mundo. Seria Santa Maria capaz de superar esses problemas sociais? A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria acredita que sim, mas que isso só será possível com a participação de nossos cidadãos.


Foi pensando nisso que a Adesm, junto com a ONU, através do Circuito Urbano 2019, lançou o Movimento Protagonistas do Futuro, um projeto de desenvolvimento através da colaboração, onde atuaremos através da revitalização de espaços públicos com um acompanhamento, aconselhamento e capacitação dos moradores das comunidades atendidas. Inicialmente o projeto visa atuar em 3 comunidades de Santa Maria: os bairros Tancredo Neves, Santa Marta e Salgado Filho.


Em nosso evento de lançamento, que aconteceu no dia 26 de outubro no Santa Maria Tecnoparque, foram apresentadas algumas soluções e alternativos pelos nossos 14 palestrantes. Nosso evento também contou com a participação da Ana Larrarte, representante da ONU-Habitat do Rio de Janeiro, que veio para nossa cidade trazer um pouco de sua experiência nas Nações Unidades e firmar essa parceria com a Agência de Desenvolvimento.


O Movimento é aberto a todos, e qualquer um pode participar e colaborar junto para seu desenvolvimento, principalmente os moradores das comunidades atendidas nessa primeira fase de implementação que acontecerá durante o ano 2020. Mas para isso será necessário, ainda esse ano, estudar os locais, conversar com as pessoas e planejar como o projeto será implementado em cada comunidade. Para isso convidamos todos os cidadãos, empresários, professores e membros de associações e instituições a participarem de nossas reuniões de 'Cocriação'.


Nossa primeira reunião de Cocriação acontecerá dia 09 de novembro, sábado, das 13h30 às 17h no Santa Maria Tecnoparque com a participação da Dra. Patrícia Hartmann que conduzirá um workshop com os nossos Protagonistas.


Aqueles que quiserem participar do projeto podem entrar em contato conosco através do WhatsApp. Qualquer pessoa pode colaborar.


WhatsApp: 55 9 9150-1489

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page