top of page

Adesm apresenta projeto do Hub Logístico em encontro da AM Centro


O presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Pedro Saccol, e o superintendente, Evandro Behr, estiveram na AM Centro, na manhã desta quarta-feira (25), para apresentar a proposta do modal ferroviário do projeto TITAN, que analisa a viabilidade e propõe a implementação de um hub logístico na região.


Cerca de vinte prefeitos e representantes dos municípios da Região Central, pertencentes à AM Centro, ouviram não só sobre a necessidade, mas também a viabilidade da implementação de um hub logístico na região, com ênfase no modal ferroviário como alternativa de transporte de carga, ligando o oeste de Santa Catarina ao porto de Rio Grande; e aos mercados da Argentina e Uruguai, integrando nesse processo a região Noroeste, Centro e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.


A ideia é mobilizar os prefeitos para que unidos, os municípios possam pleitear em consonância, junto ao governo federal e estadual, aquilo que for necessário para viabilizar e implementar as mudanças necessárias, em termos de infraestrutura, concessões, entre outros aspectos.


“É muito importante falarmos a mesma língua. Todos os municípios da região querem a mesma coisa: desenvolvimento sustentável. A logística é a grande vocação da Região Central e essa conversa foi um passo muito importante para que todos os prefeitos possam contribuir com esse projeto”, disse o presidente da Adesm.


O projeto Hub Logístico


O projeto do Hub Logístico é uma iniciativa da Adesm que tem como objetivo transformar Santa Maria em um importante centro de logística do Rio Grande do Sul. Aproveitando sua localização estratégica, o projeto busca atrair investimentos no setor de transporte e logística, fomentando o crescimento econômico regional, gerando empregos e fortalecendo a posição da cidade como um polo de integração logística no estado. Em fase inicial, o projeto, chamado TITAN, encontra-se na etapa de pesquisa, em que professores e bolsistas da UFSM e UFN analisam dados e simulam modelos para estimar qual a melhor abordagem e impacto que a criação de um hub logístico em Santa Maria pode causar na Região Central.


Texto e foto: Guilherme Bicca


 
 
 

Commentaires


bottom of page