top of page

Junior Achievement em Santa Maria: realizada primeira capacitação do programa Miniempresa

Foto do escritor: guilhermesbiccaguilhermesbicca

A noite da última terça-feira (11) foi marcada pela primeira capacitação com os voluntários a adviser do projeto Miniempresa, da Junior Achievement (JA), em Santa Maria. O encontro foi realizado no Santa Maria Tecnoparque e foi conduzido por Ana Paula Pereira dos Santos,  gestora de projetos da JA RS e responsável pelas miniempresas no interior do estado.


O objetivo da capacitação é instruir os empreendedores que se voluntariaram a atuar como advisers no programa a respeito não só do que é o Miniempresa e como funciona, mas também como deve ser a atuação de cada um junto aos cerca de oitenta alunos que serão impactados.


Mas afinal, o que é o Programa Miniempresa?


O Miniempresa é um programa da Junior Achievement em que estudantes, geralmente de Ensino Médio, criam uma empresa do zero, através da vivência com empreendedores voluntários que apresentam a eles conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, tendo setores como RH, produção, finanças e marketing como pilares.


Durante o programa, os alunos colocam a mão na massa para criar seus produtos, fazer relatórios, calcular margens de lucro e, até mesmo, distribuir dividendos a seus acionistas, passando por toda a experiência de como é ter um empreendimento de verdade.


Retorno da Junior Achievement Santa Maria


O retorno da Junior Achievement a Santa Maria foi sacramentado no final de agosto do ano passado, envolvendo atores como a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), a Universidade Franciscana (UFN) e a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE). 


A JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Ela atua desde 1919 na disseminação de educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”. Foi uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho para jovens da América Latina.

Todo ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários e mais de 10 milhões de jovens entre 15 e 24 anos, sobretudo em escolas públicas. A Junior Achievement atua em mais de 120 países e está no Brasil há 40 anos.


O Miniempresa Santa Maria


O primeiro momento do programa Miniempresa em Santa Maria será realizado junto a duas escolas, com quarenta alunos cada: Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e Colégio Sant'Anna. Cada turma de alunos, chamados de achievers, será conduzida nesta jornada por advisers, todos empreendedores locais voluntários. Um grupo de trinta advisers foi selecionado para realizar o projeto durante treze semanas, em 2025.

As inscrições para achievers já começaram e o programa tem início marcado para 27 de março, no Sant'Anna,é para o dia 2 de abril, no CTISM. 


Texto e foto: Guilherme Bicca

 
 
 

Comentarios


bottom of page